PWA – Web App – O que é e como funciona

A web é uma realidade incontestável no nosso dia a dia, ficamos cada vez mais dependentes dela. Seja ela no computador, tv ou no celular. Dentre estes o que mais cresce é o acesso a internet via dispositivos móveis. Nós o usamos para execução de todos os tipos de tarefas, desde fazer operações bancárias até assistir a séries e filmes. Então, se você quer falar com este público, precisa ter conteúdo que seja acessível por estes dispositivos.

Quando pensamos nisto, a primeira coisa que nos vem a cabeça é criar um app e colocá-lo nas principais lojas de aplicativos, certo? O que não pensamos é o trabalho e o custo envolvido. Na loja do Google você vai pagar US$25,00 e na loja Apple valor será de US$99,00 por ano. Há também o custo de atualização necessário para manter seu aplicativo ativo e funcional a cada nova versão dos sistemas operacionais.

Estar nas lojas não é garantia de engajamento. Segundo pesquisa divulgada pelo Google, cerca de 70% dos aplicativos que estão nas lojas possuem menos de 10 downloads e em menos de 2 anos param de receber atualizações. Hoje, podemos pensar numa alternativa aos apps: o web app. Ele possui custos de desenvolvimento e atualização mais baixos e não é preciso pagar taxas ou anuidades para a lojas de aplicativos.

A web app, ou pwa – progressive web app, é uma aplicação que une o melhor dos dois mundos, a praticidade dos aplicativos a facilidade de acesso a web, via navegador. Sim, isto mesmo. O primeiro acesso ao web app é feito por um link que pode ser enviado por e-mail ou whatsapp; ao clicar no link, o navegador padrão do dispositivos móvel será aberto e terá acesso a toda aplicação de forma instantânea como se fosse um site comum, mas aqui começam as diferenças. Ao acessar pela primeira vez, o internauta receberá uma mensagem do web app oferecendo a possibilidade de salvá-lo na área de trabalho. Se ele concordar, será criado um ícone na área de trabalho igual ao de um app e os próximos acessos podem ser feitos apenas clicando neste ícone. Ao fazer isto ele não acessará novamente o navegador, mas uma aplicação que poderá funcionar mesmo offline, sim com ele você terá poderá fazer várias tarefas no web app mesmo não estando online. Não é ótimo?

Um grande problema dos app nativos, assim são chamados os aplicativos instalados via loja, é o espaço que eles ocupam nos celulares. Nesta condição seu app vai disputar espaço com fotos, músicas, apps de bancos etc. Quando o usuário precisar de espaço, os aplicativos menos importantes são apagados para liberar espaço. Com os web app isto não vai acontecer, pois eles ocupam um espaço ínfimo e, se for deletado ou desinstalado, não vai mudar em nada seu espaço.

Outra grande vantagem é que agora o web app não é só para dispositivos móveis, ele já pode ser instalado em desktops com as mesmas funcionalidades e praticidades da versão mobile.

Para que você entenda melhor criamos um PWA de exemplo, nele você pode acompanhar a cotação das principais criptomoedas em tempo real e ver a cotação dos últimos 5 dias. Clique e acesso o exemplo

Para instalar:
No computador se você usa o Chrome, basta clicar no sinal de mais na barra de endereço. Nos Iphones use o botão compartilhar, depois + tela inicial. Nos Androids o mesmo processo do computador.